CSQ em mãos!!!

Publicado: junho 13, 2010 em Uncategorized
Tags:,
Sorria você está em Salvador

Depois de milênios sem postar nada por aqui, volto com boas notícias…

Dia 09 de junho, enfim chega o tão esperado dia de nossa entrevista

Para não ter erro, já que nunca estivemos em Salvador, ficamos hospedados no mesmo hotel onde acontecem as entrevistas para imigração do Québec (Bahia Othon Palace Hotel).

Nossa entrevista estava marcada para 13h30, mas acabamos chegando um pouco antes e nos deparamos com um casal que iria fazer a entrevista logo após a gente (Lucas e Natália).  Conversamos um pouco e logo chega a entrevistadora e me chama: Madame Andreza. Nessa hora nem sequer conseguir responder Oui!

Ela logo começou com aquelas perguntas básicas, que por mais que tivessemos treinado bastante, na minha cabeça ela nem iria perguntar; mas foi bom, dessa forma fui me acostumando a falar em francês. As perguntas iniciais foram: você é casada? desde quando? qual a sua data de nascimento? qual sua formação? quantos anos de estudo você tem (isso em relação ainda a minha graduação). Depois desse momento, ela começou a especificar mais as perguntas, tipo perguntou porque que escolhi a profissão de bibliotecária, quais os requisitos necessários para ser bibliotecária… Depois de mais algumas perguntas bem focadas no meu trabalho, ela começou a perguntar coisas para Tiago (que para ser sincera, por ele não ser o requerente principal, pensei que ela perguntaria bem menos), fez aquele início básico perguntando data de nascimento, qual a formação dele (ele é formado em administração e atualmente trabalha no setor de recursos humanos em uma empresa daqui de Natal), perguntou o que ele mais gostava de fazer no trabalho dele, o que menos gostava… Enfim, a entrevista no geral foi bem tranquila.

Um momento que a gente sempre tem certeza que não vai se enrolar é na hora de mudar do francês para o inglês, mas não tem por onde, a pessoa acaba se atrapalhando um pouco, termina falando um pouco do francês junto, no entanto, o entrevistador entende e sabe que isso é super normal (pelo menos foi assim com a Madame Marlene). Falando nela, corrigindo que algumas pessoas em blogs falam, ela não é francesa, é canadense. Teve outro momento bem particular, quando depois de perguntar tudo o que interessava para fazer a avaliação, ela ficou calada… Para quebrar o gelo, terminei perguntando algumas coisas para ela em francês, e também para ela avaliar melhor ainda o francês claro (nunca pensei que faria isso na entrevista *risos*); perguntei se era a primeira vez que ela estava no Brasil, se ela gostava da comida baiana (que para quem conhece, sabe que é um pouco peculiar e na minha opinião um pouquinho apimentada, não me acostumei). Disfarcei ao ouvir o barulhinho da impressora para não parecer muito ansiosa 😀

Ao fim, ela elogiou o nosso francês, nos classificou como francofonos e ainda deu umas dicas para emprego na minha área principalmente. Pediu para conferir os dados, agradecemos e fomos embora. Tudo muito simples, como os que já passaram pela situação nos disseram várias vezes e que não acreditamos. Essa entrevistadora em particular não pede muito as documentações, no entanto é bom estar sempre preparados, pois cada caso é um caso. Ao sair da sala falamos rapidamente com Lucas e Natália dando as boas novas e desejando boa sorte para eles, falamos o mesmo para uma outra menina que iria entrar (a Lara), o namorado dela (que agora não lembro o nome) já mora no Canadá e estava por lá esperando a aprovação dela. Para concluir esse dia, depois que estávamos no quarto do hotel, Tiago notou que o nome dele estava errado! Voltamos lá, conversamos mais um pouco com Lucas e Natália (que também foram vitoriosos), Tiago falou com a Marlene e voilá!! Nosso CSQ está aqui conosco, se Deus quiser iremos dar entrada na parte federal ainda essa semana.

Obrigada a todos que nos ajudaram: Luciana, Marcelo, nosso querido professor Jean Sabathier (que apesar não termos aqueles cursinhos preparatórios por aqui, foi primordial toda a preparação que ele fez conosco), Roberta, Ramon e até aqueles que nem sabem o quanto nos ajudou mas que vale estar na nossa listinha de agradecimentos: Lidiane e Junior, Jeison, dentre outros que fazem do grupo yahoo.

Parabéns novamente para Lucas e Natália (Salvador), Kamilla (Fortaleza), quem sabe nos encontramos na nossa nova terrinha… Agora é só preparar a parte federal!

E para quem ainda irá passar por esse momento, pode contar com nossa ajuda para o que for preciso.

“Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces”.

Desconhecido

comentários
  1. La Rocque e Silvia disse:

    Parabéns pela aprovação e sucesso no CSQ!!!

    Estamos ainda esperando a convocação para a entrevista, por enquanto estamos estudando e nos preparando para esse grande dia!

    Um grande abraço e felicidades!

    La Rocque e Silvia.

  2. Ka e Bob disse:

    Parabéns!!!!!!

    Agora é só prepararmos o processo federal! Vamos enviar a nossa documentação até sexta, dia 18.

    Abraço!

  3. Ka e Bob disse:

    Oi, gente!!

    Vou fazer o meu pagamento de $1.100,00 em cartão de crédito ( no de uma amiga). Como é esse pagamento em dinheiro??

    • drezazinha disse:

      Oi Kamilla
      Enviamos nossa documentação da parte federal hoje e provavelmente chegará lá segunda ou terça-feira. Vou fazer um post explicando mais ou menos como fizemos
      Bjs

  4. Famille Monticello disse:

    Oi pessoal, parabéns.

    Conseguimos nosso CSQ no dia 10 e somos de fortaleza.

    Enviamos pra parte federal no dia 15 por Sedex 10.. agora estamos esperando a confirmação se está tudo ok.

  5. drezazinha disse:

    Parabéns também para vocês! Que legal essa opção do sedex 10 (que aqui em Natal não temos), enviamos os documentos da parte federal hoje e provavelmente daqui para segunda ou terça-feira chega por lá. Agora ficaremos novamente naquela longa espera, como tudo nesse processo não é mesmo? *risos*
    Abs

  6. Maxwell disse:

    Sucesso, saúde, diversão… aproveitem muito!!! Felicidades e guarda um pedaço do bolo!!!

  7. Jeison disse:

    Tá vendo só,

    Ninguém acredita que é tranquilo na fase pré-entrevista, mas todos dão o braço a torcer no pós-entrevista !!

    Muito sucesso, e com certeza, no próximo verão ou primavera, o Canadá estará esperando por vocês !!

    Abraços

  8. Lucas Bianchi disse:

    Parabéns a todos vocês já selecionados!!!

    Sou de Brasília e minha entrevista será no dia 16/12 em São Paulo; estamos (eu e minha esposa) metendo as caras no francês para não fazer feio….. mas por mais que digam que é tranquilo, bate um tremendo nervosismo……

    espero ter o mesmo sucesso que vcs….

    • drezazinha disse:

      É verdade Lucas… Ficamos na mesma situação que vocês, vimos alguns depoimentos e todos dizem o mesmo (a entrevista é tranquila, não precisa se preocupar), mas sei bem que o nervosismo acaba vindo! Nossa entrevista era às 13h30min e nem almoçamos para não nos atrasar 😀 Qualquer coisa pode nos perguntar viu? Estaremos torcendo por vocês e certeza que também irão passar (qual a profissão de vocês?)

Deixe um comentário