Ano novo!

Publicado: janeiro 15, 2012 em Biblioteconomia, Canadá, Francês, novidades

Oi pessoal!

Recebi por esses dias um relatorio dizendo sobre as visitas que tivemos no ano de 2011. Muito interessante saber quantas pessoas nos acompanham e espero que continuem em nossa companhia nesse novo ano!!! 🙂

 

Infelizmente nao estou vindo por aqui com tanta frequência, mas fica valendo mesmo assim. Ja estamos por aqui fazem cinco meses, fizemos varios amigos e continuamos fazendo a francisaçao (que deve terminar em meados de abril).

A novidade esta sendo a visita da minha mae e minha tia (minha irma mais velha também estava por aqui, mas no ultimo dia 10 voltou para o Brasil para continuar a pesquisa do doutorado). Os dias estao ficando cada vez mais frios!!! Creio que estamos nos saindo bem sendo guias turisticos e mostrando um pouco dessa bela cidade para nossa familia.

Também recebemos boas noticias de nossos amigos que ainda estao em Natal – Fabio e Carol / Garrido e Gloria que passaram na entrevista do Consulado e ja estao cada vez mais perto de nos!

Quanto à area de Biblioteconomia, ainda nao estou tao focada em procurar emprego, como ja disse antes pretendo estudar bem o francês para depois ver essa etapa; no entanto, fiz a equivalência do MICC para saber o que tenho por aqui, (tipo em relacao aos meus cinco anos de estudo – quatro na graduacao e um e meio de pos), fui avaliada como tendo um Bac em Ciências Humanas, até tentei uma nova avaliaçao, mas pelo MICC é isso que eles nos enquadram. Se a pessoa tiver um mestrado ja do Brasil, pode ser que seja avaliado (a) como Bibliotecario (a) aqui (pois, como disse antes para ser realmente bibliotecaria aqui de papel passado por assim dizer, precisamos ter um mestrado). Espero que essa noticia nao desanime os futuros bibliotecarios que pretendem vir morar por aqui. Qualquer outra novidade falo por aqui.

Desejamos a todos um excelente ano novo!!!

 

A alegria compartilhada é uma alegria dobrada.

John Ray

comentários
  1. Ju disse:

    Olá…..
    Pelos sorrisos e olhares da foto… o ano de 2012 promete. Então Parabéns!!!!

    Que bom que você ficou animada com as visitas no blog…é isso aí! Suas notícias são muito importantes.

    Sobre o curso de biblioteconomia,a informação foi muito interessante, tanto quanto o tempo que você já esta ai e não esta na área. Isso é um pouco assustador… já que a impressão que tenho, pelo menos no Brasil, é que Quem não trabalha, não come!

    Daí surgiu uma dúvida, vocês fizeram um bom pé-de-meia para ficar por ai?
    Quanto mais ou menos preciso para me manter no Quebec?

    Mas a melhor notícia mesmo, é a de que vocês estão enfrentando bem o inverno. Hoje em BH, o sol e o calor finalmente aparecerem…

    Então, estou muito animada para acompanhar as suas aventuras, portanto, não deixe de escrever!

  2. drezazinha disse:

    Ola Juliana!

    Realmente nao estou trabalhando ainda, e nem muito menos na area… As vagas existem, o fato é que primeiro pretendo terminar a francisaçao, ficar mais fluente no francês (pois, existe diferenças entre o francês da França e francês de Québec) e depois focar na busca de emprego (ou quem sabe estudar). Vendo do lado de fora, de quem ainda esta no Brasil é fato que achamos estranho (até demais) ficarmos estudando sem ter emprego, no entanto, é algo que é bem comum por aqui. Viemos ja com esse pensamento, justamente por pesquisar e ver relatos de quem ja estava do lado de ca. Nao sei em ponto você esta no processo, como esta sua pesquisa… Enfim, esse francês que fazemos é custeado pelo governo, ou seja, recebemos um dinheirinho para estudar e sim viemos com uma reserva legal para ficar por aqui e em relaçao à quanto trazer é muito relativo e pessoal, depende de quantas pessoas virao para ca, de suas necessidades, etc…
    É muito dificil alguém falar quanto exatamente outro deve trazer 🙂 Fique a vontade de me mandar email caso nao tenha sido muito clara na resposta.

    Abraços

    Andreza

  3. Lídia disse:

    Oi, Andreza, tudo bem?

    Que bom que tudo está se passando conforme vocês planejaram! Eu fico muito feliz quando vejo processos de imigração dando certo, me sinto mais tranquila para quando chegar a minha vez!

    Quanto à validação do diploma de Bibliotecária, um contato meu que vive em Montréal e faz mestrado em Ciência da Informação na UdeM já tinha me dito que o MICC não enquadra o nosso diploma nem em Bibliotecário, nem em Técnico… Essa foi a principal razão para que decidíssemos ir para Montréal e não para Québec, afinal aí não tem mestrado em Ciência da Informação e eu pretendo continuar nessa área.

    Por outro lado, o bom de ter um BAC em Ciências Humanas é que você pode entrar em qualquer mestrado em disciplina dessa área: um prato cheio apra quem quer mudar de profissão, né?
    E você, qual é o seu caso?

    Beijos,
    Lídia.

Deixe um comentário

